Metal latão: tudo o que você precisa saber
Você conhece o latão? Atualmente, diversos itens e equipamentos são feitos de metais, o que mostra a grande importância que esse material tem em nossa sociedade. Porém, nenhum deles é tão versátil e eficiente quanto o latão. Nesse texto, iremos abordar um pouco mais sobre como essa liga metálica é aplicada nos mais diversos itens, vamos lá?
O que é latão?
O latão é uma mistura entre Cobre (Cu) e Zinco (Zn), extremamente ideal para a utilização em peças, componentes e demais outros equipamentos.
A proporção de cobre e zinco na composição do latão pode variar de acordo com a aplicação desejada. No entanto, geralmente, o cobre é o metal predominante, com uma proporção de 55 a 95%. O zinco, por sua vez, compõe entre 5 a 45% do latão.
As ligas de latão com maior teor de cobre são mais duras e resistentes. As ligas com menor teor de cobre são mais maleáveis e fáceis de trabalhar, mas também menos resistentes.
Principais características do latão
Ele se destaca dos demais tipos de metais por apresentar características como:
Brilho – O latão é uma liga metálica que apresenta um brilho intenso, de cor dourada a avermelhada, dependendo da proporção de cobre e zinco que a compõe. Essa propriedade é devido à presença de cobre, que é um metal de cor dourada. O zinco, por sua vez, também contribui para o brilho do latão, mas em menor grau.
O brilho do latão é uma propriedade importante, pois torna o material mais atraente e o torna adequado para aplicações decorativas, por exemplo.
Maleabilidade – O latão é um metal muito maleável, ou seja, ele pode ser facilmente dobrado ou moldado sem quebrar. Essa propriedade é devida à presença de cobre, que é um metal maleável.
A maleabilidade do latão é uma propriedade importante, pois permite que o material seja utilizado em uma ampla gama de aplicações, como a fabricação de chapas, tubos, fios e outras peças com formas complexas.
Ductilidade – O latão é um metal também muito dúctil, ou seja, ele pode ser facilmente transformado em fios sem quebrar. Essa propriedade é devida à presença de cobre, que é um metal dúctil.
A ductilidade do latão é uma propriedade importante, pois permite que o material seja utilizado na fabricação de fios e cabos elétricos, molas, etc.
Condutibilidade – O latão é um bom condutor de eletricidade e calor. Essa propriedade é devida à presença de cobre, que é um metal condutor.
A condutibilidade do latão é uma propriedade importante, pois permite que o material seja utilizado em aplicações elétricas e térmicas, como a fabricação de fios elétricos, radiadores, etc.
Esses são alguns dos aspectos a serem comparados entre os metais convencionais e o latão. A comparação entre elas mostram que a mescla entre Cobre e Zinco se mostra muito mais vantajosa.
Uma outra vantagem que o latão oferece é a sua alta resistência mecânica e à corrosão. Essas são algumas características que o torna totalmente diferente das outras ligas metálicas e funcional para as mais diversas aplicações.
O metal latão pode ser encontrado em diversos formatos, como:
Fios: Ideal para filtros de linha, tomadas e conectores, o fio de latão é um excelente condutor de energia. O procedimento para deixar o metal desse formato é feito através de um trabalho de pressão.
Chapas: assim como os fios de latão, as chapas também passam por um processo de pressão, deixando ele no formato ideal. Elas são utilizadas para a criação de bijuterias e demais outros itens.
Arames: O arame de latão é obtido através de processos de trefilação, podendo ser encontrado de forma mole, indicado para trabalhos manuais de forma dura, para locais que aceitam efeito mola.
O metal latão é tão versátil que pode ser aplicado nos mais diversos segmentos e em produtos variados, como por exemplo:
- Moedas;
- Latas;
- Torneiras;
- Parafusos;
- Instrumentos médicos;
- Instrumentos musicais;
- Objetos de decoração;
- E muito mais.
Para aumentar a sua resistência à corrosão e oxidação, o latão recebe as propriedades de outras ligas metálicas. Porém, é importante tomar alguns cuidados com esse tipo de material, evitando que ele entre em contato excessivo com amônia, água quente e demais reagentes que possam prejudicar seu desempenho e qualidade.
Onde encontrar latão de qualidade?
Somente a Kingler consegue proporcionar o máximo de qualidade e desempenho para quem procura por latão de qualquer modelo e formato. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais de extrema qualidade para a produção dessa liga metálica.
Para ficar por dentro de mais novidades sobre o ramo de latão e ligas metálicas, fique atento ao nosso blog. Aqui você encontrará tudo sobre o segmento. Até a próxima!!!
0 comentário